segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Perguntas Sobre a Profissão de Economia com Alexandre Manuel

Perguntas respondidas por Alexandre Manuel sobre a profissão de Economia

1. Descreva um dia da sua rotina profissional
Trabalho como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, orgão vinculado ao Ministério do Planejamento) e a minha rotina tende a ser bastante diversificada. Uma vez que trabalhamos tanto sob encomendas de pesquisas de interesse dos ministérios como em nossas próprias linhas de pesquisa, criadas por interesse próprio, não há como se falar em rotina. Trabalha-se de oito a dez horas por dia, dependendo das demandas e dos prazos. Computador é essencial no meu trabalho e ir a rua depende muito do tipo de pesquisa que está se fazendo.
2. Em que medida você interage com outras pessoas durante o seu trabalho? 
No meu caso, sempre interajo com outras pessoas, seja para trocar idéias, seja para partilhar informações, entender a demanda ministerial e assim por diante.
3. Vocé trabalha nos fins de semanas? Com que frequência?
Pela minha experiência, o trabalho nos fins de semana no serviço público, é mais devido a uma questão de organização de tempo do que de necessidade. De fato, muitas vezes há superposição de tarefas, duplicação de trabalhos realizados e assim por diante. Contudo, se você tem outras atividades, como dar aulas em FACULDADES particulares, proferir seminários e escrever artigos, naturalmente seu tempo durante a semana vai se tornando exíguo e seus fins de semanas, também. Em geral, isso é mais escolha do que necessidade.

FONTE: http://veja.abril.com.br/vestibular/guia-das-profissoes/economia-alexandre-manoel.shtml - (Acessado em 14/09/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário