segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como a sua Profissão Contribui para o Desenvolvimento da Sociedade?


O Papel do Economista na Sociedade em que Vivemos


     As relações econômicas são inerentes a qualquer sociedade. Quanto mais intensas, planejadas e coerentes são, maior o grau de desenvolvimento do país, resultando daí um melhor nível de vida para as pessoas. O profissional responsável pelo estudo da distribuição de recursos escassos para atender necessidades ilimitadas é o Economista, cabendo a ele dar uma relevante parcela de contribuição intelectual para o desenvolvimento de nossa sociedade. 

     Em seu processo evolutivo, desde a vida nômade até a industrialização, o homem sempre buscou organizar-se. De mão dadas com o progresso, surgiu a ciência econômica. No final da Idade Média, os iluministas já esboçavam uma organização de pensamento econômico, mas foi Adam Smith, no ano de 1772, quem fundou a escola do pensamento econômico, quando editou “A Riqueza das Nações”. Desde então, essa área de conhecimento vem evoluindo de forma admirável, contribuindo para o crescimento dos países já desenvolvidos e para o progresso daqueles em vias de desenvolvimento. 

     Vê-se a contribuição do economista nas questões relacionadas à microeconomia, quando as firmas buscam o equilíbrio entre o mercado de produção e o mercado consumidor. Essa contribuição também está nas questões ligadas à macroeconomia, tais como políticas de geração de emprego e renda constante; controle da inflação; investimentos e nível geral de renda; exportação e importação. 

     Vê-se, portanto, que o papel do economista em nossa sociedade é fundamental, pois somos um país em vias de desenvolvimento, aguardando idéias novas, capazes de resolver o problema da fome, do desemprego e da desigualdade na distribuição da renda. 


Márcio Roberto Fernandes Bandeira
31 anos

FONTE: http://www.pucrs.br/provas/red031b3.htm (Acessado em 01/11/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário